Blog

Vergonha

A vergonha é a emoção que aparece quando a pessoa interpreta que de alguma maneira é defectiva: a pessoa pode sentir que é má, defeituosa, inferior, indesejável ou inválida. Precisamos diferenciar a ‘ vergonha’ da ‘ culpa’ . Enquanto a culpa diz ‘ Eu fiz uma coisa má’ , a vergonha diz ‘ Eu sou má’ . A vergonha é uma emoção que quando sentimos temos a tendência de nos proteger seja culpando algo ou alguém, justificando o nosso erro, dando desculpas esfarrapadas ou nos escondendo.




Mas como lidar com a vergonha?


Podemos treinar nossa resiliência à vergonha! Resiliência quer dizer: “a capacidade de sermos autênticos quando vivenciamos a vergonha, de encará-la sem sacrificar nossos valores e de passarmos pela experiência embaraçosa com mais coragem, compaixão e conexão do que tínhamos antes. A resiliência tem a ver com sair do sentimento de vergonha para esse afeito que chamamos de empatia – o verdadeiro antídoto da vergonha.”.


Existem quatro elementos da resiliência à vergonha que não acontecem necessariamente nessa ordem (sugiro que faça o exercício por escrito):


1. Reconhecer a vergonha e compreender seus mecanismos. Você sabe fisicamente quando está com vergonha? Reconhece os aspectos físicos da vergonha em seu corpo? Quando sente vergonha consegue identificar quais pensamentos está tendo? Quais são as mensagens e expectativas que passam pela sua cabeça quando você sente vergonha?


2. Praticar a consciência crítica. Depois de identificar quais são as mensagens e expectativas é necessário identificar se elas são reais ou se estão distorcidas. Você costuma fazer esse teste de realidade? As mensagens e expectativas têm a ver com o que você deseja ser ou correspondem a uma suposição do que os outros precisam ou querem de você?


3. Ser acessível. Você reconhece a sua história e a compartilha com alguém? Ninguém consegue vivenciar a empatia se não estiver conectada com outras pessoas. Com quem você pode compartilhar?


4. Falar da vergonha. Você conversa sobre como se sente e pede o que necessita quando está com vergonha?




REFERÊNCIA: Brené Brown. A coragem de ser imperfeito.

Post em Destaque
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon