Blog

Distorções cognitivas

As distorções cognitivas são maneiras erradas de interpretar uma informação. Essas distorções trazem diversos tipos de sofrimento, pois reforçam pensamentos e sentimentos negativos. Todas as pessoas podem apresentar algum tipo de distorção cognitiva. Existem diversas distorções cognitivas, vou apresentar as mais comuns.


Leitura Mental

Essa distorção nos diz que somos capazes de adivinhar o que o outro está pensando, como se pudéssemos “ler a mente” das pessoas. Os pensamentos com essa distorção são, por exemplo, “ela acha que eu sou um fracasso”, “ela está pensando que eu não sei este assunto”, “ela não gostou do meu projeto”.


Catastrofização

É a distorção que nos faz acreditar que vai acontecer algo terrível e insuportável que não seremos capazes de aguentar. Quando temos essa distorção achamos que sempre o pior vai acontecer e não consideramos outras alternativas. Alguns exemplos de pensamento são: “vai ser horrível se eu fracassar”, “ficarei tão perturbado que não conseguirei o emprego”, “não vou gostar da festa”.


Desqualificação dos aspectos positivos

Com essa distorção dizemos a nós mesmas que nossas realizações são triviais. Que nossas qualidades ou experiências positivas não contam. Fazemos isso quando pensamos, por exemplo, “tirei uma nota boa, mas isto não conta porque a prova foi fácil”, “eles estão me elogiando porque são gentis”, “ter feito aquele projeto bem não significa que sou competente, foi apenas sorte”.


Supergeneralização

Quando estamos tendo essa distorção percebemos o padrão global de aspectos negativos com base num único incidente. Tiramos uma conclusão geral negativa que vai além do alcance da situação atual. Com essa distorção podemos ter pensamentos como: “isso sempre me acontece, parece que eu fracasso em tudo”, “não tenho nada do que é preciso para fazer amigos”.




Você tem alguma dessas distorções?


Saber detectá-la e analisá-la te ajudará a desenvolver atitudes mais realistas e, acima de tudo, positivas. Os psicólogos cognitivos comportamentais, como eu, trabalham para você se libertar dessas distorções cognitivas. Para saber mais sobre esse atendimento especializado clique aqui.

Post em Destaque
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon