Blog

15 Dec 2019

Seja no trabalho, família ou nas relações afetivas, muitas atitudes machistas se desenvolvem no cotidiano sem que os envolvidos percebam. Em linhas gerais, são situações que tentam desmerecer a opinião da mulher ou suas percepções sobre uma situação.

“Não acontecem somente em ambientes de trabalho, estando ligadas a cenários em que a mulher está ‘no público’, ou seja, emitindo opiniões e explicando conceitos que entende. Isso pode acontecer até mesmo online”, conta a fundadora da ONG Think Olga, Julia...

A população negra é a mais afetada pela desigualdade e pela violência no Brasil. É o que alerta a Organização das Nações Unidas (ONU). No mercado de trabalho, pretos e pardos enfrentam mais dificuldades na progressão da carreira, na igualdade salarial e são mais vulneráveis ao assédio moral, afirma o Ministério Público do Trabalho.

De acordo com o Atlas da Violência 2017, a população negra também corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios.

Ao se...

“As mulheres negras sentem que existe pouco ou

nenhum amor em suas vidas”

Bell Hooks

Sabemos: podem demorar anos, décadas ou talvez uma vida inteira para conseguirmos afirmar que, enfim, conhecemos o amor. Enfim, o amor se apresentou a nós, sem o peso dos balaios que carregamos por anos no caminho para a feira com passos duros; sem a violação dos nossos corpos pelos senhores de nossas vidas; sem o açoite que corta a carne  —  da pele e do coração.

Pode demorar uma vida inteira.

E pode, quem sabe, nunca a...

1. Falta de motivação 


A falta de motivação faz com que a pessoa entre num ciclo: quanto mais falta de motivação eu tenho, menos eu faço, mais culpa eu sinto por não fazer, mais falta de motivação eu tenho. A pessoa passa a fazer as coisas então por obrigação não sentindo mais nenhum prazer. O quadro pode piorar quando a pessoa deixa de fazer as coisas e o ciclo parece não ter fim, gerando desesperança. 


2. Irritabilidade


A irritabilidade é um sintoma típico da exaustão, pois está diretamente ligada...

Há diversas fontes de conexão. Porém, muitas vezes procuramos conexão apenas fora: uma aprovação ou um olhar, por exemplo. Mas ela também existe dentro.

O processo terapêutico é um processo. É necessário enfatizar p-r-o-c-e-s-s-o, pois normalmente quem chega para psicoterapia está em um momento ruim, e muitas vezes vê na psicoterapia, a esperança, a última tentativa. E aí entender que é um processo faz com que imediatamente nos demos conta de que precisamos de tempo. Tempo para sentir, tempo para elaborar, tempo para decidir, tempo para agir. Esse tempo não é determinado no início, pois depende de cada paciente. Já tive pacientes de 5 meses e de 3 an...

Renata (nome fictício) procurou psicoterapia para tratar os sintomas de ansiedade, como esses sintomas eram muito fortes foi necessário primeiro trabalhar com a sua respiração. Dentro do ambiente terapêutico que é um espaço seguro, realizamos alguns exercícios que mostravam como os sintomas de ansiedade podem aparecer em nosso corpo e como podemos acalmá-lo.

Quando bebê, respiramos movendo a barriga tranquilamente, fazemos a respiração chamada diafragmática. Crescemos e ficamos “prontos” para desbrava...

Denise (nome fictício) sofria com crises de ansiedade decorrente da sua ânsia pelo controle. Certo dia foi proposto que ela tentasse entender o porquê de seu comportamento, porque ela necessitava tanto do controle. Depois de várias sessões de psicoterapia ela compreendeu que havia aprendido uma maneira de como se comportar para não se sentir falha. [Para saber o porquê dela se sentir falha leia aqui]. 

A partir daí começou sua jornada para revisitar seu passado. Uma jornada longa e cheia de emoções. D...

Quantas vezes você já ficou remoendo algo que fez? Quantas vezes isso que você fez não era visto como grave por outras pessoas, mas para você era algo imperdoável?

Muitas vezes nos sentimos assim por tentarmos ser perfeita. Por mais que entendamos racionalmente que perfeição não existe. Emocionalmente é insuportável a ideia de falhar ou de não ser amada. Assim, qualquer falha se torna algo imperdoável. As emoções sentidas não param por aí. Com esse medo todo aparece a ansiedade, nos tornamos hipervigi...

Para uma pessoa controladora não ter controle dói, é desesperador. O controle pode ser consequência de diversas vivências de uma pessoa. Em qualquer situação, o controle pode se tornar prejudicial quando faz com que a pessoa deixe de relaxar. O controle excessivo abre caminho para ansiedade e tensão, a pessoa fica hipervigilante, atenta a qualquer coisa que saia de seu controle. Vira um traço obsessivo.

Como eu disse, uma pessoa se torna controladora de acordo com as suas vivências, sendo assim, o mei...

Please reload

Destaques

Mansplaining, manterrupting, bropriating e gaslighting: mulheres compartilham suas experiências com o machismo

15/12/2019

1/2
Please reload

Categorias
Please reload

Tags
Siga-me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Rua São Joaquim, 525 - Jardim Botânico, 

Curitiba, PR 80045170

contatomeamandodeverdade@gmail.com

FERNANDA ALMEIDA PEDROZA

CRP 08/21395

Psicóloga e Coach

Whatsapp:  +55 41 9 8726-2626

© 2018 por Me amando de Verdade - Todos os direitos reservados

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle